Batistas - UFMBB... sua história de 100 anos no Brasil


    UMA ORGANIZAÇÃO MISSIONÁRIA
    A União Feminina Missionária Batista do Brasil UFMBB, é um órgão executivo da Convenção Batista Brasileira, CBB, composto, das Uniões Femininas das igrejas batistas locais. Foi organizada em 23 de junho de 1908, na 2ª Assembléia da CBB, e tem como missão viabilizar a educação cristã missionária de crianças, meninas, adolescentes, jovens e mulheres, a fim de que se comprometam com a expansão do reino de Deus. Tem sua sede à Rua Uruguai, 514, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.
    A UFMBB, desde a sua organização, passou por vários nomes. Inicialmente, chamava-se União Missionária das Senhoras Batista do Brasil. Em 1910, passou a ser União Geral das Sociedades de Senhoras – Auxiliar Convenção Batista Brasileira. Em 1919, com o objetivo de participar mais diretamente na CBB, torna-se uma Junta de Trabalho de Senhoras, dentro da estrutura da Convenção. Em 1922, para ter o direito de convocar e ter sua própria reunião, desmembra-se da CBB, e denomina-se União Geral de Senhoras do Brasil – Auxiliar da CBB. Somente em 1963 passou a ter o nome atual: União Feminina Missionária Batista do Brasil, UFMBB. Nome que expressa bem os objetivos e os propósitos da instituição: envolver as crianças e todo o segmento feminino para uma ação dinâmica no reino, comprometidas com a propagação da mensagem do evangelho.
    CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO RELIGIOSA E MISSIONÁRIA
    A UFMBB tem como visão ser uma instituição comprometida com a formação cristã missionária para expansão do reino de Deus. Esta visão é alcançada por meio de:
    1) Publicação de recursos didáticos (revistas, livros, folhetos) que viabilizam o funcionamento das organizações missionárias nas igrejas locais, e que atendam a proposta educacional de cada faixa etária.
    2) Curso de preparação de líderes por correspondência ou em classe, que atenda os estados do Brasil e exterior;
    3) Promoção e realização dos eventos (congressos, acampamentos, encontros de capacitação de lideres, simpósios, viagens missionárias) com a finalidade de desenvolver valores cristãos e inspirar vidas a uma ação dinâmica em nome de Jesus.
    O currículo das revistas contempla áreas para a formação integral dos membros das respectivas organizações, com destaques para os estudos e atividades com ênfase missionária, priorizando os objetivos de:
    1) Ensinar missões; 2) Orar por missões; 3) Contribuir para missões; 4) Promover ação missionária; 5) Promover orientação quanto às necessidades específicas de cada faixa etária; e 6) Prover informação a respeito do trabalho da igreja e da denominação batista, entre outros.
    Inspirada em sua divisa permanente: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fl 4.3), a UFBB trabalha para alcançar esses objetivos, incentivando liderança preparada e comprometida com o Ide de Jesus. A UFMBV tem sido parceira com as juntas missionárias na promoção de missões, principalmente, nas campanhas do Dia Especial. É grande o número de missionários que foram despertados em sua vocação missionária em alguma das organizações da UFMBB, quer seja nos Amigos de Missões (AM), Mensageiras do Rei (MR), Jovens Cristãs em Ação (JCA) ou mesmo na Mulher Cristã em Ação (MCA). Grande também é o número de crentes comprometidos com a visão missionária, fruto do envolvimento com essas organizações.
    PREPARO ESPECÍFICO DE VOCACIONADOS.
    Entre seus ministérios a UFMBB tem sob sua responsabilidade duas escolas de nível superior para o preparo de vocacionados: Seminário de Educação Cristã, SEC, sediado no Recife, PE e Centro Integrado de Educação e Missões, CIEM, no Rio de Janeiro, RJ. Centenas de pessoas têm passado por essas casas de preparo de educação religiosa, missionária e/ou de ação social e frutificado de forma especial nos lugares para onde foram a fim de produzir para o reino seja nos campos missionários, na liderança das entidades denominacionais ou nas igrejas locais. Junto aos educandários encontram-se Casas Batistas da Amizade- agências religiosas e sociais que prestam serviço às comunidades próximas e servem de espaço para estágio dos alunos na área de ação social.
    Atualmente servem como diretoras dos educandários a Profa. Ábia Saldanha Figueiredo (SEC) e a Dra. Maria Bernadete da Silva (CIEM).
    ESTRUTURA DE TRABALHO
    A UFMBB tem como poder máximo a sua Assembléia Geral, que realiza-se anualmente por ocasião da Convenção Batista Brasileira quando reúnem-se membros de todas as organizações, devidamente credenciados. Assembléias extraordinárias podem ser convocadas quando necessário. Para a realização de seus fins, a Assembléia elege um Conselho Geral, que administra, planeja e coordena as atividades da UFMBB. Ele é composto de oito membros eleitos pela Assembléia, renovados em 50% a cada dois anos, dois suplentes, uma representante devidamente credenciada de cada campo, geralmente as diretoras executivas de cada estado, a diretora executiva da UFMBB, as coordenadoras nacionais das organizações, as representantes regionais e as diretoras executivas dos educandários SEC e CIEM.
    Reconhecendo a necessidade de atenção específica a determinadas regiões do Brasil, a UFMBB elege representantes para essas regiões.
    Cada UFMB estadual, com algumas exceções, tem sua estrutura de funcionamento segundo o modelo da UFMBB.



Desde o início da obra batista no Brasil, as mulheres têm se reunido para orar e trabalhar por missões. Estas duas colunas - oração e serviço - têm marcado essa gloriosa trajetória que teve início em 1908. Mesmo antes de ser uma organização em nível nacional, as senhoras reuniam-se nas igrejas para orar e estudar como evangelizar e praticar beneficência. Foi organizada, em 23 de junho de 1908, a União Missionária das Senhoras Batistas do Brasil, composta de 20 Sociedades de Senhoras e 05 Sociedades de Crianças.
No ano de 1922 saiu a primeira revista, intitulada Revista Para Trabalho de Senhoras Batistas, contendo programas para senhoras, moças e crianças. Também, nesse ano, as Sociedades de Moças foram incluídas e a União passou a adotar o nome: União Geral de Senhoras do Brasil, órgão auxiliar da Convenção Batista Brasileira. Pouco a pouco, o trabalho da União Geral foi se desenvolvendo, tanto na publicação de literatura, como na expansão de seu ministério.
Mensageiras do Rei, a organização mais jovem, surgiu em 1949, sob a liderança da missionária Minnie Lou Lanier, alcançando as pré-adolescentes e as adolescentes, assim completando a família da União Geral.
O nome União Geral não estava condizendo com o ideal que a organização abraçava com amor e dedicação - Missões. Por isso, em 1963, passou a chamar-se União Feminina Missionária Batista do Brasil, Feminina, porque não era só para as senhoras, mas abrangia todo o elemento feminino; Missionária, porque a sua razão de ser é Missões.
A UFMBB já não era mais um filete de água, mas um riacho onde podiam ser encontradas muitas pedras preciosas, de grande valor para o reino de Deus.


PRIMEIRA DIRETORIA
(Na foto, a diretoria de 1911. Quatro delas, Graça Entminger (presidente), Jane Soren (vice presidente) e Isabel Costa (1ª secretária) e Edelvira Rodrigues de Morais (2 ªsecretária) fizeram parte da primeira diretoria em 1908. A última à direita é Emma Paranaguá, eleita tesoureira na diretoria de 1911.)
A trajetória de bênçãos da UFMBB começa em 1893, quando um grupo de mulheres, lideradas pela missionária americana Emma Morton Ginsburg, (esposa de Salomão Ginsburg) reúne-se para oração e estudos de missões na Bíblia, na PIB de Niterói, RJ. As agradáveis notícias da organização da primeira sociedade logo se espalharam, e em pouco tempo, outras sociedades foram organizadas. Em 1902 consta a organização da primeira Sociedade de Crianças – Raio de Luz – no dia 2 de agosto, na IB do Engenho de Dentro, RJ. É provável que outros grupos já existissem. Em 1907, em uma das reuniões da primeira Assembléia da Convenção Batista Brasileira, dona Emma, uma apaixonada pelo trabalho das mulheres, apresentou o projeto para a criação de uma organização que reunisse todas as sociedades de senhoras numa organização nacional.
Em 23 de junho de 1908, quando da 2ª reunião da Convenção Batista Brasileira, organizou-se a União Missionária das Senhoras Batistas do Brasil, já eram 20 sociedades de senhoras e cinco organizações de crianças. Poucas mulheres, nenhuma literatura, apenas muito amor a Deus e desejo de servi-lo.
A presidente da nova organização foi a missionária Graça Entzminger e a vice-presidente, dona Jane Soren, que na ocasião estava ausente, pois havia nascido, dois dias antes, o seu filho João Filson Soren, que anos mais tarde se tornaria um grande líder denominacional. Outros membros da diretoria foram: Isabel Costa – 1ª secretária, Edelvira Rodrigues – 2ª secretária, Elisa Miranda Pinto – tesoureira.


NOMES DA ORGANIZAÇÃO
O nome inicial União Missionária das Senhoras Batistas do Brasil foi mudado em 1910 para União Geral das Sociedades de Senhoras, auxiliar da Convenção Batista Brasileira. Em 1919, com o objetivo de participar mais diretamente da CBB, a União Geral torna-se uma Junta de Trabalho de Senhoras, dentro da estrutura da Convenção.
A experiência, porém, não deu certo e em 1922 – três anos depois – a União pediu para desmembrar-se da Junta e passou a denominar-se União Geral de Senhoras do Brasil – auxiliar da CBB, com o direito de convocar as reuniões e ter sua própria Assembléia.
Somente em 1963 passou a ter o nome atual: União Feminina Missionária Batista do Brasil, UFMBB, nome que expressa bem os objetivos e os propósitos da organização:
• Envolver as crianças e todo o elemento feminino para uma ação dinâmica no reino, comprometidas com a propagação da mensagem do evangelho.


 SEDE NACIONAL DA UFMBB
  
Por 28 anos o trabalho da União Geral funcionou sem um escritório próprio. Somente no dia 9 de junho de 1936 que o trabalho ganhou uma sede, com quatro salas, no 2º andar do prédio da Casa Publicadora Batista, na Praça da Bandeira, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Antes, de 1926 a 1936, ocupou, gratuitamente, uma sala oferecida pela Junta de Escolas Dominicais e Mocidade na Rua S. José, e dois anos depois, na Rua do Carmo, no centro da cidade do Rio de Janeiro, RJ.
O trabalho crescia e se desenvolvia e por isso mesmo o atendimento aos campos estaduais, o preparo da literatura e a necessidade de uma equipe com mais pessoas exigiam maior espaço. Surge, então, a necessidade de uma nova sede e no dia 15 de outubro de 1976 a União Feminina Missionária Batista do Brasil, graças à ajuda, mais uma vez, das senhoras batistas do Sul dos Estados Unidos e a participação dos diversos campos estaduais do Brasil, com a mobília, foi inaugurada a nova sede à Rua Uruguai, 514, Tijuca, RJ. O prédio recebeu o nome de Sophia Nichols.
O trabalho, no entanto, continuava crescendo e novamente fazia-se necessário mais espaço. Um prédio anexo ao anterior foi construído entre os anos de 1988 a 1993. Agora, sob a direção de Lucia Margarida: novos banheiros e cozinha, sala de computadores, almoxarifado e um amplo auditório,  entre outros.


ESCOLA DE PREPARO DE VOCACIONADOS
Em 1941 a Convenção Batista Brasileira concedeu à União Geral o privilégio de dirigir a então Escola de Trabalhadoras Cristãs, hoje Seminário de Educação Cristã, em Recife, PE, e a Escola Teológica de Obreiras, no Rio de Janeiro, que mais tarde, com nova sede, tornou-se o Instituto de Treinamento Cristão, ITC, depois Instituto Batista de Educação Religiosa, IBER, e agora, Centro Integrado de Educação e Missões, CIEM.
Várias mulheres serviram como diretoras dessas casas. São elas:
No Seminário de Educação Cristã, SEC: as pioneiras Alyna Muirhead, Graça Taylor e Sammie Johnson, iniciadores. Paulina White foi a primeira diretora eleita. Outras, entre algumas anteriores: Mildred Cox Mein (1941-1947); Maye Bell Taylor (1948-1947); Martha Hairston (1953-1980); Lídice Gramacho (1980-1986); Dóris Penkert (1986-1987); Iracy Leite (1988-2006); Ábia Saldanha (de 2007 até hoje).
No Centro Integrado de Educação e Missões: Ruth Randall, a primeira diretora e as demais pioneiras da Escola Teológica de Obreiras; Dorine Cobb Hawkins (1949-1976); Elizabeth Oates (1977-1995); Diana Minho (1995-2002); e Maria Bernadete da Silva (de 2002 até hoje).


DIAS ESPECIAIS
Missões Nacionais e Mundiais
A então União Geral iniciou em 1931 a observação de um Dia Batista de Oração Mundial, na primeira sexta-feira de dezembro, com a finalidade de levantar ofertas para serem igualmente distribuídas entre as duas Juntas de Missões: Missões Mundiais e Missões Nacionais. Esse era um dia missionário, de iniciativa das mulheres batistas do Brasil.
Em 1939 e 1951, respectivamente, foram publicadas pela primeira vez na revista de Senhoras e Moças Batistas as programações para a Semana de Oração Pró-Missões Nacionais e Mundiais. Programas estes preparados pela União Geral.
Anos mais tarde as Juntas Missionárias oficializaram suas campanhas e a UFMBB continua editando na revista Visão Missionária as programações para oração Pró-Missões – Nacionais e Mundiais – que recentemente são preparadas pelas próprias juntas.
Dia Batista de Oração Mundial
O Dia Batista de Oração Mundial (DBOM) do Departamento Feminino da Aliança Batista Mundial, foi, em 1948, instituído pelas senhoras da Europa, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de orar em favor das mães que perderam seus filhos na guerra. O dia, que era comemorado na primeira sexta-feira de dezembro, no Brasil, passou a ser observado conforme calendário da Convenção Batista Brasileira, com a finalidade de ofertar para as juntas missionárias do Brasil. Após ser instituído oficialmente pelas respectivas juntas missionárias da CBB, a programação de oração Pró-Missões Mundiais foi transferida para o mês de março, precedendo o Dia de Missões Estrangeiras, hoje Missões Mundiais, e a programação de oração Pró-Missões Nacionais, em setembro.
Em 1964, o DBOM passou a ser observado na primeira segunda-feira de novembro, em cooperação com o Departamento Feminino da Aliança Batista Mundial, que fornece o programa a ser seguido, por todas as Uniões Continentais. Neste dia, mulheres de todos os países, onde há trabalho batista, unem-se ao trono da graça para intercederem mutuamente.
Dia de Educação Cristã Missionária
 
Ao comemorar o seu trigésimo aniversário, em 23 de junho de 1938, a União Geral decidiu comemorar a data com oração e com o levantamento de uma oferta para o preparo de vocacionados.
Até hoje, a oferta para Educação Cristã Missionária, é levantada com muito amor, pelas mulheres, jovens, meninas e crianças das igrejas batistas do Brasil e é dividida em partes iguais, sendo enviada às duas escolas de preparo de vocacionados patrocinadas pela UFMBB: Centro Integrado de Educação e Missões, CIEM, RJ, e Seminário de Educação Cristã, SEC, PE.




    UNIÃO FEMININA BATISTA DA AMÉRICA LATINA, UFBAL E DEPARTAMENTO FEMININO DA ALIANÇA BATISTA MUNDIAL Assim como as Uniões Femininas Missionárias do Brasil – UFMB da igreja local, Associacional, Estadual e Nacional, vinculam-se entre-si, a UFMBB do Brasil está vinculada à União Feminina da América Latina, UFBAL, e, por conseguinte, ao Departamento Feminino da Aliança Batista Mundial. A cada cinco anos o Brasil elege uma representante junto à UFBAL que ocupa o cargo de uma das vice- presidentes e também é o representante junto ao Departamento Feminino da Aliança Batista Mundial, DFABM. Anualmente, as organizações da UFMBB envolvem-se no programa e ofertam para o Dia Batista de Oração Mundial. As ofertas são divididas entre a UFBAL e o DFABM para financiar projetos de liderança e assistência social em vários países. PAPEL DA LIDERANÇA NA CAMINHA DE 100 ANOS Em cada tempo, nesses 100, Deus levantou pessoas para responder aos apelos e desafios da época. E todas responderam com fidelidade e compromisso a convocação. Grande é o número de mulheres que têm sido usadas como instrumento no agir de Deus junto ao segmento feminino de nossas igrejas. Entre elas destacamos Emma Ginsburg, relatora da comissão que na reunião em 1907 deu parecer sobre a necessidade de unir as forças para fortalecer o trabalho das sociedades de mulheres das igrejas. Na ata daquela primeira reunião, lê-se o seguinte: “que cada Sociedade de Senhoras organizada envie uma ou mais das irmãs à Convenção de 1908, para se poder organizar uma Sociedade Auxiliadora Nacional de Senhoras”.Outros nomes, entre tantos, que merecem destaque nesse início são os de: “Graça Entzminger, Jane Soren, Isabel Trigueira da Costa, Edelvira Rodrigues e Elisa Miranda Pinto, que fizeram parte da primeira diretoria e outras, como Ana Bagby, Laura Taylor, Ida Nelson, Alice Reno, Sarah Costa. Na área de publicações: Ruth Randall, Waldemira Almeida de Mesquita e Zenilda Rosa. Na liderança nacional das organizações: Minnie Lou Lannier, Elizabeth Oates, Charlotte Estelle Vaughan, Edna Pinto de Morais. Destaque ainda para Minnie Landrum, a primeira secretária executiva da UFMBB, eleita em 1928. Cargo que ocupou até 1954, quando substituída por Sophia Nochols, que permaneceu no cargo até a sua aposentadoria em 1985. Assumindo, então, Lucia Margarida Pereira de Brito, a atual diretora executiva. Outros nomes que contribuíram para a história na liderança nacional, e que hoje servem em outros ministérios, são os de: Jane Musgrave, Hilda Cowsert, Betty Noland, Roberta Hampton e Ida May (missionárias norte-americanas) e Marlene Baltazar N. Gomes, Francisca Castro, Nancy Gonçalves Dusilek, Silvana Cristina Rego, Peggy Smith Fonseca e Líssia Reis Tonasso Castro. Lideram as organizações atualmente e são as redatoras das respectivas revistas e responsáveis pelo preparo e edição de literatura de sua divisão: Lídia Barros Pierrott (Amigos de Missões), Celina Veronese (Mensageiras do Rei), Denise Azeredo Araújo (Jovens Cristãs em Ação), Elza Sant’Anna do Valle Andrade (Mulher Cristã em Ação) e Aildes Soares Pereira (Secretária de Promoção). Desde 1955, a UFMBB publica o Manancial – a revista do lar cristão. Atualmente, editado em forma de livro anual, mas sem perder o objetivo de oferecer sugestão de leitura bíblica e comentário para meditações diárias individuais ou em família. Minnie Lou Lannier, Maxie Kirk (já na glória) e hoje Dulce Consuelo Lopes Purim são vidas que foram e ainda são usadas na redação da revista. Quando organizada, a União Missionária das Senhoras Batistas uniu as 20 Sociedades de Senhoras e as cinco de crianças existentes naquela época. Com o lema inicial “na união há força”, até os dias atuais o número das organizações tem crescido e hoje, 100 anos depois, somam-se 6.162 organizações para mulheres; 1.689 para jovens; 3.850 para meninas e adolescentes; e 2.735 para crianças, agrupando 278.867 membros arrolados. Muitas são as vitórias nesses 100 anos, no entanto, podemos parafrasear as palavras do apóstolo Paulo aos Coríntios (1 Co 3.6-8): As pioneiras plantaram, outras mulheres vieram e reagaram; mas foi Deus quem deu o crescimento. De modo que nem as pioneiras, nem as mulheres que vieram depois delas poderiam ter feito alguma coisa se “não fora a boa mão do Senhor sobre elas”. A glória então, é do eterno e soberano Deus, quem deu o crescimento e sustentou a obra nesses 100 anos. É ele quem dará a recompensa a cada uma, de acordo com o trabalho de amor que tiveram feito. Essa geração é privilegiada por viver nesse tempo, celebrar e ultrapassar o primeiro centenário. É dessa geração, no entanto, a responsabilidade de investir hoje para que o trabalho prossiga amanha. RUMO AO NOVO CENTENÁRIO No dia seguinte a 23 de junho de 2008 um novo centenário se inicia. Hoje quase 300 mil pessoas estão arroladas nas organizações da UFMBB. Nos próximos anos quantas serão? A resposta a essa pergunta depende da ação de cada uma de nós e das que nos sucederão nos anos subseqüentes. É tempo de firmar o compromisso de: · Despertar mulheres, jovens, adolescentes, meninas e crianças para cumprir a missão de testemunhar de Jesus. · Formar a consciência missionária e integração efetiva de mulheres, jovens, meninas e crianças no Reino de Deus. Trabalhar para um aumento anual crescente de participantes nas organizações (MCA, JCA, MR, AM), visando dar a essas pessoas oportunidade para ampliar a sua visão missonária e integrar-se nas atividades do Reino; · Dinamizar a Educação Cristã das organizações missionárias da igreja local. Fazer uso da literatura da UFMBB para cada faixa etária, que contempla um currículo de educação cristã que possibilita à pessoa descobrir, desenvolver e utilizar seus dons espirituais em uma ação efetiva no Reino; · Formar liderança Comprometida com a proposta educacional da UFMBB. Oferecer cursos por correspondência ou em classe, com o objetivo de criar oportunidades para esse preparo; · Despertar vocações. Incentivar vocações comprometidas com Deus e possibilitar o preparo qualificado em uma de nossas casas de ensino, provendo sustento financeiro; A UFMBB as Uniões Batistas Estaduais, da Associação e da Igreja local unirão forças para que a chama do ensino bíblico missionário jamais se apague. A visão das pioneiras de oferecer educação bíblico-missionária ao elemento feminino e crianças das igrejas locais e de criar o Seminário de Educação Cristã, no Recife, PE, e o Centro Integrado de Educação e Missões, no Rio de Janeiro, RJ, não pode ser ofuscada. Ao sairmos desta celebração tenhamos no coração e na mente o compromisso de, em nome de Jesus e com a certeza do cumprimento de suas promessas: “Eis que estou convosco”, “... vos ensinarei” e “... renovarei as suas forças” continuarmos fiéis, fazendo hoje o que nos compete como UFMBB, bem expresso nas divisas que inspiram cada uma das organizações: “Convém que eu faça as obras daquele que em enviou, enquanto em dia” – MCA; “Levanta-te, resplandece, por que já vem a tua luz” – MR; “resplandeceis como luzeiros no mundo” – JCA; “Façamos bem a todos” – AM. O desafio é: celebremos e prossigamos cumprindo a missão – “Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com a perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” (Hb 12.1, 2a). Prossigamos, portanto, cumprindo a nossa missão. Elza Sant’Anna do Valle Andrade Coordenadora Nacional da MCA NOSSA GRATIDÃO A Deus que em sua infinita sabedoria faz nascer no coração das pioneiras o desejo de unir as mulheres para um maior envolvimento no seu reino, organizando assim, em 1908, a União Feminina Missionária Batista do Brasil que completa hoje 100 anos de existência. A PIB do recreio e ao pastor Wander Ferreira Gomes que nos recebem para realização do nosso centenário. A Irmã Fátima nascimento, coordenadora do grupo de Mulheres da PIB do Recreio, que cuidou de toda logística do evento, tendo junto a ela uma eficiente equipe de trabalho. A Irmã Jilza Feitosa de Araújo, coordenadora de música, e toda a sua equipe de instrumentistas, vocalistas e participantes do grupo de arte de maneira segura conduziu a musica e pela eficiência demonstrada ao envolver todo o grupo de uma forma especial. Ás Visitante ilustres, Sophia Nichols, Olinda Lopes Silveira e Alicia Secada de Zorzoli, que nos abençoaram com palavras de sabedoria e incentivo. Á Comissão do centenário, pelo planejamento e execução das atividades elaboradas para a comemoração dessa data em todo o Brasil. Aos grupos que representaram as crianças, mensageiras, jovens e mulheres no programa e suas responsáveis, Mônica Coropos, Thais Lemos Ribeiro, Jilza Feitosa e Silvia Regina dos Santos. Á jornalista Thereza Christina Pereira Jorge, que coordenou a comissão de relações Públicas. Á Irmã Delnir Borges Fiaux e ás componentes da comissão de decoração pelo trabalho lindo e dedicado. A Irmã Edelemar Pierre Lemos da Union Quality Tour, pela execução dos serviços administrativos junto aos hotéis providenciando a hospedagem dos grupos. Que Deus abençoe a vida de todos os que colaboraram para a realização deste culto de celebração pelos 100 anos de existência da UFMBB. Espera esta autora que nossos pares possam entender a necessidade de se inserir a referida matéria no calendário oficial do nosso Município, portanto, espera que seja aprovado o projeto. Com a aprovação do projeto, o carioca poderá ser conscientizado da importância das obras de Deus, por intermédio das organizações representativas na formulação das atividades e festejos.